Fotos: Eduardo Ramos (Diário)
Pelos próximos 18 meses, a Praça Saldanha Marinho vai passar por uma revitalização. No momento, as obras estão no primeiro quadrante do local, em frente ao Theatro Treze de Maio. Conforme o empresário Gustavo Jobim, em entrevista ao colunista Deni Zolin, a praça será dividida em oito quadrantes, sendo feita a reforma um por um.
O primeiro quadrante já foi fechado com tapumes e o piso já foi, praticamente, todo retirado. A próxima etapa é realizar um contrapiso e o novo pavimento. A expectativa da construtora é terminar esta etapa em três meses. As próximas fases contemplam o espaço em que está localizado o Coreto, o chafariz e em direção ao Calçadão Salvador Isaia. Após essa parte, os serviços devem seguir na área próxima ao Banrisul e à Casa de Cultura.
Expectativas altas
Para a artesã Ângela Cides Adames, 61 anos, a Praça é o quintal da sua casa. Ela adora passear no local com as duas cachorras, a Nina e a Minnie. A artesã está com expectativas altas para o término da revitalização.
– Eu, como muitas pessoas, sabem que aqui é um lugar de referência da cidade. Mesmo com o espaço desajeitado como estava, é um local que vem muitas pessoas. Então, todos estamos esperando que venha uma reforma de qualidade e que nosso município merece. Além da própria construtora trazer projetos modernos e esperamos por essa revitalização.
O comerciante Emerson Chagas, 48 anos, trabalha no Shopping Independência, localizado na Praça Saldanha Marinho. Ele espera que o espaço, de grande circulação de pessoas, fique pronto logo e que a revitalização vai melhorar o cenário do local.
Obras
O custo da obra será de R$ 1,3 milhão, como forma de contrapartida da empresa para o município. A reforma da praça, com troca do piso e do paisagismo, será feita pela construtora com base no projeto do escritório Burle Marx, do Rio de Janeiro.